4 Dicas para a Saúde Emocional do Cachorro

Você sabia que fatores emocionais também impactam os cães?

Os donos de cães estão cansados de ouvir que eles não são seres racionais como nós. O que pode até ser uma verdade, porém, as características emocionais são como as nossas, e isso é inegável.

A gente ama esses nossos melhores amigos a ponto de sabermos quando eles estão tristes, felizes, com raiva, nervosos, enfim. Quem tem um, sabe do que estamos falando.

Por isso, apesar de quase ninguém falar sobre isso, cuidar da saúde emocional do cachorro é muito importante, e se engana quem pensa que isso está relacionado a apenas dar conforto e alimento a eles.

Mas afinal, você consegue perceber quando seu pet está precisando de apoio emocional? E mais: sabia que dependendo do estado, o comportamento e a saúde física podem ser afetados?

Os animais são mais parecidos conosco do que imaginamos.

Você já se pegou mais introvertido, quieto, sem energia e precisando se isolar quando estava triste? E nesses momentos, também perdeu o apetite e a imunidade baixou?

Ou, em outros casos, ficou mais irritado e qualquer coisa lhe causava estresse?

Pois bem, isso acontece com os cães nessa mesma situação. Por isso, esses são alguns dos sinais que eles dão quando algo não vai bem.

Isolamento, apatia, alteração no apetite, episódios de agressividade tanto no contato com outras pessoas, consigo mesmo (mutilações), ou com objetos, destruindo, roendo e quebrando-os, assim como latido incessante são sinais de alerta.

Desse modo, se o cão apresentar alterações de comportamento, humor e hábitos, investigue mais a fundo, pois ele pode estar emocionalmente abalado.

Nessas horas, carinho e afeto não podem faltar, a sua presença física é mais importante para a saúde emocional do cachorro do que imagina.

4 dicas de como cuidar da saúde mental dos cães

Reveja a rotina

Caso tenha se identificado com alguns dos fatores acima, é hora de rever alguns hábitos e prestar mais atenção a eles, pois é o que pode estar prejudicando a saúde emocional do seu cão.

Sabendo o que está errado, é muito mais fácil intervir. A rotina está causando mal a ele? O ambiente? A perda de um filhote ou um dono? As mudanças ou o tédio?

Reflita e corte esse mal pela raiz o mais rápido possível.

Adote hábitos de passeios e brincadeiras

Socializar e extravasar faz um bem danado e aumenta a qualidade de vida dos cachorros. Eles adoram se sentir livres e descobrir novos ambientes, então esse é um hábito super importante.

A alegria enquanto eles passeiam é notável, então não deixe de proporcionar esses momentos ao seu melhor amigo e tenha sempre em mente brincadeiras para fazer com seu pet.

Além disso, os brinquedos também são ótimos para quando ele estiver em casa. Eles gostam e se divertem, e nessa hora, vale até se juntar ao cão.

Deixe-os mais livres

Deixe-os livres pela casa, pelo quintal ou ambos, além dos passeios de rotina.

Nunca os limite sempre a ambientes fechados, principalmente se forem pequenos. A natureza deles não está nada acostumada com isso, e, na verdade, nenhum animal merece viver preso, certo?

Não tem espaço ou muito tempo pros passeios? Creches e hotéis para cães são ótimas opções.

Procure um veterinário

Buscar ajuda de um profissional é a melhor escolha quando você percebe algum dos sinais que falamos por aqui.

Ele vai conhecer mais a rotina da casa e do pet, identificar melhor o que está causando os problemas e indicar as melhores maneiras de reverter essa situação.

O Hospital Sausalito está pronto para receber seu amigo de quatro patas em qualquer ocasião, não apenas para cuidar da saúde física com todas as nossas especialidades, mas também para zelar pela saúde emocional do cachorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deslize para confirmar o envio *

Agende a consulta do seu Pet!

Este formulário é a forma mais fácil para você agendar a consulta do seu pet, em caso de divergência, data já preenchida ou falta de alguma informação, entraremos em contato!






    Qual a melhor data para a consulta?