Tosa para Gatos? Veja Quais São Os Cuidados!

Embora a maioria dos bichanos não precisem ser tosados, é importante adotar uma série de cuidados com o pelo do animal.

O ideal, é que antes de aparar os pelos do gato, um veterinários seja consultado para verificar se realmente isso é necessário.

Caso você tenha um gatinho em casa e queira saber mais sobre o assunto, acompanhe nossas dicas e informações a seguir!

Quais são os tipos de tosa em gatos?

Assim como nos cachorros, existem alguns tipos de tosa mais comuns entre os felinos, que normalmente visam não só a estética, mas também a higiene do animal.

Tosa tradicional

Normalmente, quando o gato precisa de tosa, muitos tutores optam pela tosa tradicional. Essa prática, nada mais é do que aparar os pelos do animal de maneira uniforme em sua totalidade, dando mais conforto térmico para o bichano.

Essa tosa pode ser realizada tanto com a tesoura, quanto com a máquina específica, dependendo do tipo de pelagem do seu pet e do local em que você vai realizar o serviço.

O ideal, é que a tosa seja feita deixando o pelo do animal mais curto, porém não tão rente a pele. Isso porque a derme dos felinos costuma ser bem sensível, podendo causar coceiras, irritação ou até mesmo pequenas feridas no animal.

Tosa higiênica

Esse tipo de tosa é específico para a região íntima do felino, sendo indispensável para acabar com os nós nos pelos, além de reduzir a queda e melhorar os sintomas de bolas de pelo no organismo.

Outro está justamente na higiene do animal – daí o nome. Isso porque, embora os gatos sejam considerados animais extremamente limpos, alguma sujeirinha pode ficar grudada na região em decorrência da urina ou até mesmo do cocô, causando mau cheiro e outros inconvenientes.

É possível tosar o gato em casa?

Tosar o gato em casa não é uma prática recomendada devido a complexidade da tarefa, uma vez que os bichanos costumam dar bastante trabalho para tosar os pelos.

No entanto, se você tem um bichinho mais tranquilo e quer tentar resolver o problema com a pelagem longa, separamos algumas dicas:

  • Escolha um ambiente bem calmo e, preferencialmente com poucas pessoas
  • Não faça a tosa na presença de outros animais. Isso pode deixar o seu bichano ainda mais estressado
  • Penteie os seus pelos para acertar o corte
  • Caso tenha habilidade, dê preferência para o uso da tesoura, uma vez que o barulho da máquina pode irritar o animal
  • Seja rápido e preciso

Vale destacar que tudo deve ser feito com muita calma para não estressar, nem acabar machucando o seu pet.

Se o animal apresentar qualquer reação negativa e comportamento agressivo, o mais indicado é que você não insista.

Quais raças precisam de tosa?

Normalmente, a maioria dos gatos domésticos não necessitam de tosa. No entanto, algumas raças podem ter a necessidade de tosa devido à grande quantidade de pelos.

Dentre as mais comuns, podemos destacar:

  • Maine Coon
  • Gato Norueguês da Floresta
  • Gato Persa
  • Gato Angorá
  • Ragdoll
  • Birmanês

Faça sempre um check-up veterinário

Realizar visitas periódicas à um Hospital ou Clínica veterinária de confiança também é essencial para garantir uma boa saúde para o seu pet!

Dessa forma, o médico poderá orientá-lo melhor sobre todas as questões que mencionamos acima e ainda evitar que ele desenvolva qualquer problema relacionado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deslize para confirmar o envio *

Agende a consulta do seu Pet!

Este formulário é a forma mais fácil para você agendar a consulta do seu pet, em caso de divergência, data já preenchida ou falta de alguma informação, entraremos em contato!






    Qual a melhor data para a consulta?