Vacinação: Como e Por Onde Começar Com Os Filhotes?

vacinação pet é extremamente importante para filhotes em seus primeiros meses de vida para evitar problemas no futuro, o que é algo não tão difícil de se entender, pois, conosco, seres humanos, essa premissa também é verdadeira.

Então, podemos tomar nós mesmos como exemplo, para que possamos nos conscientizar sobre a importância da vacinação dos filhotes. Toda criança sai da maternidade com uma carteira de vacinação que valerá pela sua vida inteira.

Pois, mesmo que as vacinas sejam menos frequentes na vida adulta, essa carteira é consultada caso haja problemas futuros, isso porque a falta de vacinação causa problemas de curto, médio e longo prazo, dependendo da situação.

O que isso tem a ver com os bichinhos e qual a importância da vacinação pet?

Pode-se dizer que de forma mais negligenciada, acabamos esquecendo a vacinação para filhotes, uma vez que muitos tutores, diferentemente dos pais de bebezinhos humanos, acreditam que proteger seus filhotes não é tão necessário e que nada irá acontecer.

Porém, o que acontece, de fato, é que a conta chega. E um dia, o pet sofre as consequências e é ele que paga a falta de cuidado de seus responsáveis, e então, vem a surpresa que ninguém quer: doenças indesejadas que põem a vida dos bichanos em risco.

O que pode acontecer em casos de falta da vacinação pet em filhotes?

Assim que nossos pets ficam doentinhos, não pensamos duas vezes e logo procuramos medicá-los o mais rápido possível, afinal, essa é a única maneira de os ajudarmos e de devolvê-los uma boa saúde, correto?

De certo modo, sim. Mas existe algo melhor do que a cura em si, e trata-se da prevenção. Pense bem: um cão ou um gato sem enfermidades é melhor que um cão ou um gato em tratamento.

E se esse ponto de vista faz sentido para você, é porque concorda que as vacinas agem exatamente a favor dele. Ou seja, a vacinação pet impede que eles sejam acometidos por doenças e é responsável pelo maior plano de saúde, a prevenção.

A propensão às doenças

Algumas doenças podem ser evitadas apenas com a vacinação, somados aos cuidados de higiene e demais hábitos saudáveis. Sem a vacina, mesmo tomando todo cuidado, nenhum será tão eficiente.

Tratando-se de filhotes, cujos sistemas ainda não estão fortes e maduros o suficiente, principalmente o imunológico, a vacinação correta é uma proteção que não pode ser esquecida, caso contrários, estarão expostos a:

  • Cinomose

Se tem um filho de quatro patas, com certeza essa doença é um de seus pesadelos — e com razão. A cinomose canina deteriora sistemas vitais do pet, como o sistema nervoso central, digestivo e respiratório.

vacinação pet é a melhor e mais eficaz forma de mantê-lo longe dela, e dessa doença que pode causar a morte e o estado vegetativo dos cães.

  • Raiva

Obrigada por lei, a vacina contra a raiva é muito importante, não apenas por esse motivo, mas porque é nociva não apenas aos pets, mas aos humanos. Além disso, mamíferos infectados por ela, possuem altíssimas chances de virem a óbito.

Por isso, ficar atento aos primeiros sintomas da raiva em cachorros é de suma importância para tratamento rápido e efetivo.

  • Parvovirose (cães), Panleucopenia (gatos)

Assim como a raiva, essas doenças também possuem grande incidência de óbito, o que é algo extremamente preocupante. Por ser uma doença que além de afetar os intestinos, também afeta o sistema imunológico, o que faz os filhotes serem os mais prejudicados por ela.

Ela é tão maléfica, que precisa ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível, pois causa infecção generalizada.

  • Giardíase

Ela é causada por parasitas, e além dos bichos, também é transmitida para os humanos.

O parasita de hospeda no intestino e afeta também o sistema digestivo. Nos filhotes, esses sistemas, assim como todos os outros, ainda não estão completamente evoluídos, e com a imunidade ainda baixa, os sintomas da giardíase podem prejudicá-los em grandes proporções.

  • Hepatite infecciosa

A falta de vacinação pet em filhotes, leva-os à morte. Por mais que pareça agressivo a se dizer, infelizmente, é uma verdade. Por isso, a vacina é primordial!

Somente ela irá poupar os bebês pets dessa doença crítica e que evolui rapidamente.

Lembrando que esses são alguns exemplos, pois há uma diversidade de doenças que as vacinas previnem, por isso são obrigatórias.

Todas as vacinas são obrigatórias?

Não. Resumidamente, existem vacinas obrigatórias e essenciais, tanto para cães quanto para gatos.

As opcionais estão longe de não serem necessárias, pois todas elas têm um papel importantíssimo, porém, o que acontece é que as obrigatórias têm a característica de serem mais comuns e/ou mais letais e perigosas.

Além das obrigatórias, quem pode dizer quais são as vacinas que seu pet deve tomar, é um veterinário, pois ele irá analisar quais são os hábitos e condições físicas e de vida do pet, e com isso, indicar o melhor calendário de vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deslize para confirmar o envio *

Agende a consulta do seu Pet!

Este formulário é a forma mais fácil para você agendar a consulta do seu pet, em caso de divergência, data já preenchida ou falta de alguma informação, entraremos em contato!






    Qual a melhor data para a consulta?